Saiba como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental

Por Karoline Schmitz Arboite – Psicóloga – CRP 07/25618.

Tratamento psicológico para transtornos e problemas emocionais: saiba como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental, conhecida como TCC, é uma abordagem da Psicologia que envolve em seu tratamento um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento. A TCC leva o paciente a conhecer suas dificuldades emocionais e mesmo quando for o caso, seus transtornos mentais.
Além disso, trabalha fazendo com que o paciente entenda como os pensamentos interferem significativamente no modo como nos emocionamos e como sentimos as coisas, e consequentemente como acabamos nos comportando e lidando com as dificuldades da vida. A TCC é uma das modalidades mais validadas no sentido de estudos científicos que comprovam a sua eficiência, através de estudos e pesquisas da área.

O tratamento da TCC envolve os vários tipos de transtornos, como os Transtornos Depressivos, Transtornos de Ansiedade (Fobia Especifica, Fobia Social, Transtorno de Pânico e Transtorno de Ansiedade Generalizada), Transtorno Obsessivo-Compulsivo – TOC, Transtornos Relacionados a Trauma e a Estressores, Transtornos Alimentares, Transtorno Bipolar, entre outros.

A TCC além de ser eficaz no tratamento de transtornos graves, também tem trazido benefícios importantes na melhora da qualidade de vida das pessoas que estão passando por algum problema. Na área da Infância e Adolescência, a TCC também demonstra resultados satisfatórios tanto em transtornos mais vinculados ao comportamento, como nos transtornos mais internalizantes, como por exemplo, os quadros depressivos e de ansiedade.

As informações prestadas neste texto não substituem a avaliação de um profissional da saúde mental, servindo este apenas para conhecimento e esclarecimento sobre o assunto.

Comments are closed